terça-feira, 17 de julho de 2012

Pronto, falei!!!

Usufruindo da boa e velha liberdade de expressão, venho expor algumas opiniões sobre um tema tão batido em nosso país: Educação.

Há algum tempo me sinto incomodada e bastante preocupada com relação aos rumos que essa área vem tomando.

Partindo do princípio que a educação é a base de uma nação próspera. Sinto-me consternada em imaginar como será o Brasil das próximas gerações.

Falava-se muito antigamente em sucateamento das escolas públicas, em se tratando de infra-estrutura. Mas hoje o sucateamento é outro. Cito como exemplo o modelo implantado nas escolas municipais aqui de Minas, que ao meu ver, está falido. Os estudantes saem do ensino fundamental sem base alguma para o Ensino Médio. São "empurrados", como dizemos, de um ano para outro.

Professores cada vez menos valorizados, encontram muitos obstáculos no exercício da profissão. Uma vez que não é necessária nota para passar, o estudante fica sem motivação.... Muitos vão para escola sem qualquer compromisso. O que leva o educador a exercer muitas vezes a função de babá.  Isso mesmo. Ao invés de lecionar, ele cuida para que não ocorra nada de mais grave dentro da sala de aula. Essa é a mais pura realidade.

O interesse do governo é ter um grande número de pessoas formadas, mas totalmente alienadas e sem um mínimo de senso-crítico.

Esses jovens se resumem em estatísticas para o governo.

Infelizmente somos apenas números na calculadora desse sistema sujo!

Acho até que deveriamos mudar os dizeres da nossa bandeira de: Ordem e Progresso para: Orem pelo progresso...

Nenhum comentário:

Postar um comentário